Avaliação do TDAH
Como ocorrem as avaliações do TDAH?
Estima-se que no Brasil 5% a 8% das crianças possuem critérios diagnósticos do TDAH (ABDA). Estudos apontam, ainda, que 70% das crianças com TDAH apresentam outras comorbidades. Por isso, compreender a avaliação deste transtorno do neurodesenvolvimento se faz muito necessário nos consultórios psicológicos de crianças, jovens e adultos.
No próximo dia 20 de novembro estaremos com o minicurso on-line de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em nossa Formação on-line de Avaliação Psicológica Clínica. Contaremos com a psicóloga clínica e neuropsicóloga Juliana Denise Nascimento Silva (CRP 15/4335) – confira o currículo da professora Juliana abaixo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Critérios diagnósticos;
Mudanças nas classificações dó transtorno ocorridas a partir da CID-11;
Anamnese e identificação da demanda;
Intrumentos de rastreio não restritos ao psicólogo;
Testes psicológicos e neuropsicológicos infantis;
Escalas do neurodesenvolvimento e questionários escolares;
Testes psicológicos e neuropsicológicos para adultos;
Escalas de autorretrato;
Análise qualitativa e quantitativa dos resultados;
Encaminhamentos e protocolo de intervenções; e
Diferenças entre o laudo da avaliação psicológica e da neuropsicológica.
CARGA HORÁRIA CERTIFICADA - 03 HORAS
MATERIAIS DE APOIO INCLUSO
Conteúdo é a gravação do evento que ocorreu no dia 20/11/2023
Juliana Denise Nascimento Silva (CRP 15/4335)
Psicóloga clínica, neuropsicóloga clínica com ênfase em avaliação dos transtornos do neurodesenvolvimento e reabilitação de traumas cerebrais, mestranda em Psicologia da Saúde, analista do comportamento, ludoterapeuta, terapeuta cognitivo comportamental, formação em análise do comportamento aplicada (ABA), aplicação de escalas do neurodesenvolvimento, transtornos e dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e práticas pedagógicas, alfabetização no autismo, aprofundamento em teorias do neurodesenvolvimento, aprofundamento teórico e prático em aplicação de testes para avaliação e intervenção voltadas para o TEA e o TDAH, aprofundamento teórico e prático para autismo em adultos, treinamento para pais e cuidadores de crianças e adolescentes autistas, autismo e suas comorbidades, capacitação em avaliação e intervenção para altas habilidades, ensino de habilidades sociais, rotina familiar e escolar com base na neurociência, ludodiagnóstico, avaliação do brincar como ferramenta auxiliar no diagnóstico de TEA e TDAH, avaliação do desenvolvimento infantil, avaliação e intervenção das funções executivas e atividades de neuroestimulação na prática
Lições:
- 1 - A Avaliação do TDAH