Artigo:

"TEM UMA PSICÓLOGA NA MINHA ESCOLA!"

Artigos

11/04/2018 - Artigos

"TEM UMA PSICÓLOGA NA MINHA ESCOLA!"

"TEM UMA PSICÓLOGA NA MINHA ESCOLA!"

Ao iniciar as minhas atividades como psicóloga escolar me deparava com as expressões mais inusitadas das crianças e adolescentes; todos queria ver e entender o porquê “tem uma psicóloga na minha escola?”. Na hora do intervalo era comum receber grupos de crianças e adolescentes cheios de questionamentos. Foi quando resolvi ter um momento com cada turma, uma roda de conversa descomplicada para conhecer um pouco sobre eles e fazê-los compreender também quanto ao meu papel naquele território tão deles (a escola). Lembro que ouvi as expressões mais criativas e até hilárias sobre o papel do psicólogo, ali estavam também conteúdos arraigados da família e da cultura e era perceptível o desejo afobado deles falarem e sentirem-se compreendidos; foi quando finalmente entendi que psicologia escolar, é muito mais do que dificuldades de aprendizagem; entendi que os alunos além de livros e materiais escolares, levavam diariamente para a escola “os seus familiares, sua comunidade, seus costumes, seus medos, suas dores, seus anseios e muito mais”. Entendi também que psicologia escolar é mais que os limites da sala de aula e que um olhar técnico e humanizado amplia os limites de aluno e transforma-os em pessoas; tornando-se mais simples de entender os conflitos gerados na escola, os problemas de comportamento, as faltas, as evasões escolares, as desmotivações, as dificuldades cognitivas, a reprovação escolar, enfim, tudo o que leva aos ditos “fracassos escolares”.

Diante disso, então eu te levo a refletir: Lembrando da sua fase escolar, quais são as suas maiores lembranças? Quais os melhores acontecimentos? Quais as maiores angústias vivenciadas? Quais as pessoas que você as conheceu na escola e que mantém laços ou recordações até hoje? Se você conseguiu fazer tais reflexões, certamente sentiu-se inundado(a) por diversas emoções.

E é pensando na importância da idade escolar para as formações intelectual, moral, e emocional do ser humano que a psicologia encontra-se cada vez mais comprometida com a educação e fazendo-se mais próxima dos alunos, pais e educadores em geral. O foco é sempre o aluno e seus aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem, mas você sabia que o psicólogo escolar atua de uma forma bem dinâmica? Dentre as atividades: contribui para melhorar o desempenho e a motivação dos alunos e dos educadores; realiza avaliações psicológicas; acompanha o progresso dos alunos; realiza observações e estratégias de forma a diminuir os encaminhamentos inadequados para a educação especial; propõe a resolução de conflitos; planeja programas de educação individualizada apropriadas para alunos que demandem atenção especial; promove ações de prevenção ao bullying e outras formas de violência; avalia o clima da escola visando melhorar a conectividade entre a equipe, alunos e família; reforça as parcerias família-escola; propõe cuidados acerca da saúde mental; dentre tantas outras atividades. Ufa! Viu quantas atribuições legais acerca da psicologia no universo escolar?

Francine Bastos Ferro Maranhão. CRP-15/2960. 
Especialista em Psicologia Clínica- Dependência Química. Atua como psicóloga perita do TRT, psicóloga escolar e membro da Comissão de Orientação e Ética do CRP-15. 
Contatos: 82 99655-0316/ francineferro_psi@hotmail.com