Artigo:

O que você quer ser quando crescer?

Artigos

07/09/2017 - Artigos

O que você quer ser quando crescer?

O que você quer ser quando crescer?

Quem nunca escutou essa pergunta quando mais jovem? O interessante é que mesmo depois de muitos anos, muitos adultos ainda não conseguiram encontrar-se em uma profissão ou ocupação. Algumas pessoas passam por experiências muitas vezes desgastantes até finalmente realizarem uma escolha profissional que os satisfaça.

Mas você sabia que existe um serviço de aconselhamento profissional que facilita este tão importante, e às vezes difícil, processo de escolha da profissão? É a chamada Orientação Profissional.

A Orientação Profissional (OP) tem sido uma área de intervenção da Psicologia há décadas. Conhecida principalmente pelas atividades profissionais no auxilio de jovens no momento da sua escolha do curso de nível superior, a chamada Orientação Vocacional. Porém, a OP não se resume a esta atividade.

Atualmente, quando falamos de Orientação Profissional, temos que compreender todas as possibilidades de intervenção desta atividade. Desde o jovem que busca ajuda na escolha do curso a seguir, ao adulto que já escolheu sua profissão, mas precisa de orientações sobre os variados ramos de atividades de sua profissão ou como se desenvolver profissionalmente em seu campo de atuação, até mesmo ao aposentado que pretende continuar suas atividades laborativas em outros ramos e fazeres profissional.

Assim, a o serviço de Orientação Profissional oferecida por um psicólogo busca auxiliar pessoas que se encontram em um momento de escolha profissional, favorecendo, através das técnicas e métodos psicológicos, a pessoa em processo de orientação a compreensão de todos os aspectos dinâmicos que envolvem o seu processo de escolha, culminando, assim, em escolhas mais assertivas pessoal e profissionalmente.

Na prática da Orientação Profissional (OP) os (as) psicólogos (as) precisam de instrumentos eficazes que facilitem a avaliação dos campos de interesses profissionais de seus orientandos. Compreender quais são os interesses profissionais, as características de personalidade e psicológica das pessoas, na maioria das vezes jovens, que estão vivenciando uma escolha profissional é importante em um processo de orientação profissional.

As pessoas em suas escolhas ocupacionais são muito influenciadas por seus interesses profissionais. Normalmente, escolhemos profissões com atividades relacionadas aos nossos interesses, gostos e preferências. Como, por exemplo, uma jovem que tem interesse em ser professora de matemática influenciada pelo seu gosto em lidar com números e atividades que envolvam o raciocínio matemático.

Além dos interesses profissionais é preciso considerar alguns constructos e atributos psicológicos, como os traços de personalidade e funções cognitivas, que possam favoreçam o desempenho em determinadas atividades e/ou ocupações.

Existem muitos instrumentos psicológicos que auxiliam ao profissional de Psicologia na orientação profissional. Inicialmente apresentaremos alguns intrumentis de interesse profissional que auxiliam na avaliação dos interesses profissionais de seus clientes e, com isso, favorecem uma orientação profissional mais assertiva e construtiva de jovens e/ou adultos que estão vivenciando um processo de escolha. A partir desta edição, passaremos a conhecer, semanalmente, alguns destes instrumentos

psicológicos e as vantagens de sua utilização em Orientações Profissionais.

Fiquem atentos!

Manoel Vieira de Carvalho Alencar
 Psicólogo Clínico e Consultor Profissional
 CRP15/2121