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MARKETING PARA PSICÓLOGOS (AS)

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15/12/2019 - Artigos

MARKETING PARA PSICÓLOGOS (AS)

MARKETING PARA PSICÓLOGOS (AS)

Hoje iremos abordar um tema polêmico no meio da Psicologia, que envolve muitos preconceitos no meio profissional. Estamos falando das divulgações de serviços psicológicos. 

Em minhas experiências como Conselheiro por 06 anos do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP15) e como professor de especialização e capacitação há mais de 15 anos em vários estados do país, verifiquei que é muito comum colegas da área tenham muitas dúvidas sobre a divulgações de seus serviços psicológicos. Dúvidas como: Posso fazer a divulgação de meus serviços nas mídias sociais? É falta ética colocar depoimentos de clientes? Psicólogos podem fazer marketing?

Neste artigo iremos abordar a importância de profissionais de psicologia adotarem estratégias de marketing para seus serviços profissionais. Veremos dicas ações de marketing que você, profissional de psicologia, pode adotar em suas divulgações, respeitando ainda os princípios do código de ético do psicólogo. 

 Conheça também o programa Marketing para Psicólogos(as) em nosso canal do Youtube

https://youtu.be/7H6qWMWAtk8

ATUALMENTE UM GRANDE ERRO DE MARKETING É NÃO TER ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA SEUS SERVIÇOS.

 

No ambiente de profissionais de psicologia, falar em divulgações de serviços, para muitos, parece ser algo ofensivo e até mesmo antiético. Lembro-me de professores e supervisores da época da faculdade, há mais de 15 anos atrás, que exaltavam que “O bom profissional não faz propaganda!”. Ainda hoje existem profissionais com esta mesma mentalidade. Mas será que realmente as(os) psicólogas(os) devem evitar ou não podem fazer marketing e divulgações de seus serviços?

                O Código de Ética do Psicólogo aborda as divulgações de serviços psicológicos em seu artigo 20 “O psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente:

a)       Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro;

b)      Fará referência apenas a títulos ou qualificações profissionais que possua;

c)       Divulgará somente qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão; 

d)      Não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda;

e)      Não fará previsão taxativa de resultados;

f)        Não fará autopromoção em detrimento de outros profissionais;

g)       Não proporá atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais;

h)      Não fará divulgação sensacionalista das atividades profissionais.

 

Percebemos que o próprio Código de Ética do Psicólogo reconhece a possibilidade de profissionais realizarem as divulgações de seus serviços psicológicos. E não limita quais serão os meios desta divulgação, ao citar “por quaisquer meios”.  Mas, existem regras e/ou condições que as divulgações destes serviços devem considerar (alíneas “a” à “h” e os princípios do código). 

 

 Na era digital atual, com a grande gama de informações e canais de comunicação e o enorme leque de opções de escolha de profissionais e serviços que os clientes possuem. Não ter uma estratégia de marketing e não divulgar seus serviços é um grande erro. 

Cabe lembrar que o código de ética profissional não proíbe a prática da divulgação e propaganda dos serviços psicológicos. então memorize isto: “você precisa de um plano de marketing e de propaganda de seus serviços, seja na clínica, como consultoria, etc”.

 

Muitos colegas até investem em propagandas. mas adotam uma estratégia adequada de marketing e suas divulgações são muito técnicas e frias. Não conseguem envolver potenciais clientes.  Podemos citar como exemplo as divulgações focadas em apresentar apenas formação do profissional, seus cursos e/ou público que atende. 

 Quantos colegas você conhece que reclamam não ter clientes suficientes? Alguns até estão desanimados com os resultados obtidos com seus serviços em psicologia. Um ponto comum nestes casos, é que estes profissionais esperam que os clientes o(a) encontre, dentre um grande número de outros profissionais que também estão divulgando seus serviços.  Acham que é suficiente ter um consultório, entregar cartões de visitas e/ou ter um perfil nas mídias sociais. 

RESUMINDO

Três erros comuns e mortais para a divulgações de nossos serviços: 

1) não ter uma estratégia de marketing e não divulgar seus serviços; 

2) divulgar seus serviços de forma muito técnica e sem envolver as pessoas; 

3) e esperar que os clientes venham até você como num passe de mágica. 

Tudo bem! já conferirmos alguns dos erros mais comuns. E agora o que fazer? Como melhorar sua capacidade de se comunicar e atrair novos clientes?

 

DICAS PARA MELHORAR O MARKETING E DIVULGAÇÃO DE SEUS SERVIÇOS PROFISSIONAIS 

Inicialmente vamos entender as diferenças entre marketing e propaganda. 

 Philip Kotler, considerado o pai do marketing, entende o marketing como estratégias de relacionamentos com nossos clientes. olha que interessante. O marketing é uma forma de relacionamento que você cria e estabelece com seus clientes e potenciais clientes. E a propaganda é apenas uma ferramenta que o marketing utiliza para promover um produto ou marca. 

Segundo Kotler, estamos na era do marketing 4.0. O marketing digital é focado nas tecnologias, em como as pessoas estão se conectando e como podemos agregar valor e envolver nossos clientes em nossas estratégias de marketing.  

ADOTE UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING 

Então nossa primeira dica é que você comece a criar uma estratégia de marketing para atrair e atender seu público.  

Para isso faça pesquisas sobre as necessidades, interesses e dificuldades comuns do seu público alvo.  Utilize as mídias tecnológicas, como o Google, Youtube, e até mesmo as mídias, sociais para compreender melhor as necessidades de seus clientes. Quais são os temas da psicologia que despertam maior seu interesse. Temas que possuem mais dúvidas, etc. 

Após entender quais são as necessidades de seus potenciais clientes, você precisa criar canais de relacionamento com eles. E a melhor forma de fazer isso é agregar valor para seus clientes.  

Então pense da seguinte forma:  Ao invés de fazer uma divulgação sobre o público ou problema que você atende, como adultos ou pacientes com problemas de ansiedade. Crie divulgações através de seus posts nas mídias sociais, um artigo em seu blog, um vídeo no seu canal do Youtube, onde você aborde o tema ou problema em questão, com dicas e orientações para seu público. 

OFEREÇA SERVIÇOS DE FORMA GRATUITA. 

Outra dica muito interessante é criar serviços gratuitos para que as pessoas conheçam seu trabalho. Precisamos lembrar que as pessoas tendem a procurar e indicar profissionais que já possuem alguma referência e/ou alguma experiência com seu trabalho.  

Então que tal criar um workshop, palestra ou uma ação em grupo com tempo e algum assunto limitado e de forma gratuita para seu público. Tenho certeza que, se você fizer um bom trabalho, fará uma excelente divulgação de seus serviços e alcançará novos clientes. 

Por fim, crie e fortaleça uma rede de Networking com outros profissionais da psicologia e de outras áreas. Assim a tendência é que você seja lembrado por estes profissionais na hora das indicações para futuros clientes. por isso, não deixe de participar de eventos, cursos e trabalhos que lhe permita manter contato com profissionais já conhecidos e, principalmente, desconhecidos. 


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Autor
 Manoel Vieira de Carvalho Alencar

Psicólogo CRP15/2121