Artigo:

Dicas para escolher testes psicológicos

Artigos

01/06/2020 - Artigos

Dicas para escolher testes psicológicos

Dicas para escolher testes psicológicos

Confira nossas dicas para a escolha e elaboração de uma bateria de testes psicológicos.

A utilização inadequada de testes psicológicos é uma das principais demandas éticas contra profissionais de psicologia no Sistema Conselhos de Psicologia. Por isso, é importante adotar cuidados ao escolher e elaborar uma bateria de testes psicológicos para utilização em um processo de avaliação. Entre os principais cuidados, destacamos:

1º) A identificação da demanda. 

Quais são os motivos, finalidades e as expectativas do processo de avaliação? Qual contexto e condições do serviço? Na identificação da demanda, a(o) profissional compreenderá quais são os construtos e/ou atributos psicológicos que serão medidos e avaliados. Mas, além disso, deve-se identificar e levantar as expectativas e finalidades do serviço a ser prestado, analisar as possibilidades e limites do atendimento destas expectativas e as finalidades do serviço, do ponto de vista técnico e ético. Considerar quais as condições (local, tempo, período e quantidade de encontros da avaliação), quais os recursos estarão disponíveis, entre outras informações e situações que envolve as condições do serviço a ser prestado;  

2º) Identificação do perfil do público avaliado. 

Conhecer o público qual será avaliado. Esta informação é importante para decisão de quais instrumentos e técnicas serão utilizados. Informações, como, a idade, escolaridade, ocupação, problemas e/ou restrições de saúde, influenciam a elaboração da bateria de testes do processo de avaliação. Identificar o nível de motivação e interesse dos avaliados sobre os resultados do serviço também devem ser considerados. Pois dependendo dos interesses e motivações destes, poderá haver maior ou menor tendenciosidade nas repostas aos instrumentos, principalmente se os testes psicológicos utilizados forem de autorrelato;

3º) A escolha dos testes psicológicos. 

Identificar quais testes psicológicos medem os construtos psicológicos a serem avaliados. E sempre conferir se estes testes possuem parecer favorável pelo do Conselho Federal de Psicologia, através de consulta da lista de testes favoráveis do site SATEPSI. Levantar, dentre os testes com parecer favorável do CFP, aqueles mais adequados ao público a ser avaliado. Considerando sempre o conhecimento e domínio da(o) profissional sobre o instrumento.

Fique atenta(o)! A responsabilidade pela qualidade da avaliação, pelo uso de testes psicológicos é da(o) psicóloga(o). Preze sempre pela qualidade do material, condições de aplicação e guarda dos documentos.

 

Autor: Manoel Vieira de Carvalho Alencar

Psicólogo, CRP15/2121. Especialista em Avaliação Psicológica e em Psicologia Clínica.