Artigos
AS ENTREVISTAS PSICOLÓGICAS
As Entrevistas Psicológicas
As entrevistas psicológicas são técnicas fundamentais para o trabalho do psicólogo nas diversas áreas de atuação. Costumo dizer que a entrevista é o principal instrumento e/ou técnica de intervenção e avaliação do profissional de Psicologia. Nenhuma outra técnica ou teste substitui uma entrevista bem feita.
Podemos dizer que a entrevista também é um processo de relação entre o profissional e outra(s) pessoa(s). Assim, não se resume a uma técnica psicológica, mas, também, possibilita uma forma de relação e o estabelecimento de contato com a pessoa a ser atendida.
Existem diferentes tipos de entrevistas que devem ser adotadas de acordo com os objetivos e momento das intervenções/avaliações psicológicas.
Podemos classificar as entrevistas
Entrevistas de Triagem – Entrevistas mais simples e gerais. Objetivam levantar determinadas dados e informações para encaminhamentos, triagem institucional, etc; uso nas mais diversas áreas. Seleção de pessoal, área social, saúde, etc.
Entrevistas Diagnósticas – Entrevistas mais complexas e específicas. Geralmente mais estruturadas ou do tipo de entrevista fechada. Objetiva o diagnóstico e a indicação de tratamento mais adequado. Exemplo: entrevista para diagnóstico de depressão. Entrevistas recomendadas para demandas clínicas e periciais.
Entrevistas de Ajuda ou de apoio – Objetiva ajudar o paciente, através de um diálogo aberto e, normalmente, menos estruturado, estabelecendo uma relação de confiança entre profissional e o paciente, com fins não só de levantar dados e informações, mas também provocar efeitos terapêuticos. Uso na clínica, orientação profissional, área de saúde, social, etc.
Entrevistas de Intervenções Psicoterápicas – Dependerá da abordagem adotada pelo profissional. Objetiva ajudar os pacientes em suas necessidades, mudanças de comportamento e/ou traços de personalidade, adaptações às situações de desconfortos psicológicos, etc. Muito empregado no ambiente clínico, mas também em áreas como da saúde, entre outras.
Entrevistas Devolutivas – Muitoempregadas após um processo de avaliação (clínico, seleção de pessoal, orientação profissional), mas também são utilizadas em outros contextos. Finalidade principal é comunicar o resultado de uma avaliação ou prestação de serviço psicológico. Dependendo da demanda e área a qual se refere deve ser mais ou menos estruturada, como, por exemplo, na área jurídica (mais estruturada) ou área clínica (menos estruturada).
Entrevistas de Seleção de Pessoal – Existem diversos tipos de entrevistas com objetivos voltados para processos de seleção de pessoal. A principal finalidade é a identificação do perfil de competência dos candidatos para auxiliar na comparação com os requisitos dos cargos da seleção. Recomenda-se que estas entrevistas sejam semiestruturadas.
Existem outras classificações e nomenclaturas para as outras entrevistas que podem ser utilizadas pelos psicólogos. É sempre importante que o (a) psicólogo (a) identifique as demandas e os objetivos do serviço, bem como o próprio perfil da pessoa a ser avaliada, para escolher as entrevistas mais adequadas para cada caso.
Manoel Vieira de Carvalho Alencar
Psicólogo Responsável -CRP 15/2121