Artigo:

A Psicologia

Artigos

07/09/2017 - Artigos

A Psicologia

A Psicologia

Você já parou para pensar o que é a Psicologia?

Quem nunca ouviu alguém falar que usou da “psicologia” ao persuadir alguém a algo, seja uma venda ou uma discussão de ideias. A relação de alguns saberes ou atividades humanas com a Psicologia é antiga, como, por exemplo, “a psicologia dos vendedores”, “a psicologia dos negociantes” e “a psicologia dos gestores”.

Algumas habilidades interpessoais, costumaz, são confundidas com o que é a psicologia. Ser um bom ouvinte, controlar as emoções em situações de conflitos ou desconforto psicológico, ser um bom observador, são habilidades que rapidamente associam-se a ser um “psicólogo”. Ou você nunca escutou alguém ser chamado ou até mesmo se intitular de “psicólogo” ao demonstrar algumas destas habilidades interpessoais?

A ciência da Psicologia não ignora esta psicologia do cotidiano, ela é chamada de “psicologia do senso comum”. Ou seja, ela é formada pelo conhecimento que é passado de geração para geração, influenciada pelos costumes, cultura e pelo modo das pessoas se relacionarem e interagirem entre si, seja pessoas ou grupos de pessoas. Este conhecimento chamado de senso comum na maioria das ciências.

Todos nós temos uma visão de como são as pessoas, o que influenciam seus comportamentos, como devemos agir para melhor lidar com determinados tipos de pessoas, quais são os comportamentos que identificamos com sinal de perigo ou risco, ou aqueles que nos deixam mais seguros e confiantes nas pessoas. Mas nem sempre acertamos não é mesmo?

Pense um pouco agora e responda: Qual sua visão do ser humano? As pessoas são naturalmente boas, mas a criação, ou a falta dela, e as relações vividas às tornam ruins? Ou as pessoas são naturalmente ruins, e precisam ser educadas, controladas e ensinadas a viverem em sociedade, abrindo mão dos seus desejos e impulsos individuais?

Os conhecimentos sobre o comportamento humano desenvolvido empiricamente, nas experiências vividas, nas observações das coisas e pessoas, muitas vezes sem comprovação ou método algum, são construídos em nossa própria educação e formação, seja em casa, na escola ou no próprio convívio social. Se observarmos bem, nossos estilos de relações, crenças de como educar nossos filhos, formas de perceber e analisar o comportamento das pessoas e entender o mundo que nos cerca são, em grande parte, herdados de nossos pais, que já herdaram dos seus pais e assim por diante. Mas também nossos professores, amigos, grupos sociais que frequentamos e até as mídias sociais influenciam nossa forma de “ver”, perceber, entender e interagir com o mundo que nos cerca .

A psicologia do senso comum, apesar de sua importância, não deve ser confundida com a Ciência da Psicologia e tudo que ela pode contribuir para nossas vidas e sociedade. A Psicologia enquanto ciência independente da Filosofia é relativamente nova, tem seu marco na criação do primeiro laboratório de Psicologia por Wilhelm Wundt, médico e psicólogo alemão, em 1879.

Enquanto ciência, podemos dizer que a Psicologia científica é formada por um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo) através de métodos e procedimentos científicos, com objetividade e um processo cumulativo de conhecimento e rigor científico na validação destes.

Mas qual seria o objeto de estudo da Psicologia? Não podemos dizer que é simplesmente o comportamento humano. Pois a Psicologia é formada por várias abordagens diferentes que, inclusive, entende o ser humano de perspectivas diferenciadas.

Podemos dizer, grosso modo, que o objeto de estudo da Psicologia é o conhecimento sobre o homem, sobre o mundo que o cerca, sobre suas emoções, seus sentimentos, inquietudes, angústia, seu desenvolvimento e o desenvolvimento das patologias psicológicas, sua forma de se relacionar e perceber o mundo, o funcionamento da mente humana, dos aspectos da sua personalidade e o funcionamento psicológico do mesmo, entre tantos outros objetos de estudo da Psicologia.

Mas por que aprender sobre a Psicologia é importante para você?

Bem, em primeiro lugar porque conhecer um pouco mais sobre a Psicologia te ajudará a compreender um pouco melhor o que ocorre com o mundo que te cerca e com você mesmo. Conhecer sobre a Psicologia não é apenas aprender a lidar melhor com as pessoas, mas é fazer uma grande viagem, talvez a melhor de todas elas. Uma viagem ao seu mundo interior, compreender aspectos que nos tornam pessoas únicas, entender como funcionamos e o porquê de agirmos de determinada forma, mesmo quando queríamos, em algumas vezes, fazer justamente o contrário.

A partir de agora, estaremos compartilhando conhecimentos e dialogando sobre a Psicologia, a sua importância, suas diversas facetas, abordagens e áreas de atuação. Assim como, os conhecimentos da Psicologia científica nas mais diversas situações do homem moderno e sua relação com o mundo que o cerca.

Assim, convido-o a seguir conosco nessa viagem ao mundo da Psicologia. Seja bem vindo!